terça-feira, 1 de abril de 2014

Bolha Ideal



Nasci e cresci dentro de uma bolha e o mundo lá fora, às vezes, assusta-me.
Sempre me pintaram tudo tao cor de rosa, tao querido, tao um conto de fadas; que criei resistência a tudo o que me possa magoar.
Quando num sem saber como ser, mando um graça inteligente na ponta da língua e safo-me à grande.
Passaram-me muito a ideia de que devo ser querida, amável,altruísta. Mas nunca ninguém me ensinou a dizer que não sem me sentir má pessoa. Levei tanto isto à risca que mal saí da minha bolha, não queria acreditar no que via. Não era um paraíso de gente sensivel lá fora. Fiquei parva. Pior, fiquei literalmente sem saber o que fazer. O que fiz foi tentar perceber a razao para as pessoas não serem tão altruístas como acreditava que devia ser. "Acordou mal disposto", "Deve ter discutido com alguém"... Tudo servia para que a minha teoria do mundo cor de rosa sobrevivesse. Se estivesse só mal disposto, então eu não teria razão para me chatear com a pessoa.
Sempre tentei ganhar guerras de flor na mão, um bocadinho por ser assim de natureza, outro por não saber lutar.
E não sei.
Não reconheço maldade, não me a apresentaram. Se pudesse ter escolhido na altura, claramente pedia para a conhecer. Um simples olá, um aperto de mão, só mesmo pra ver o que era aquilo.
Nada.
Nada nada nada.

Percebe-se que se queira dar do bom e do melhor às pessoas que gostamos.
Mas não somente o bom.
Tudo gira a volta de simétricos.

O bom é um. O mau é outro.
Só bom, é péssimo. E só mau, pior ainda.

1 comentário:

Quimera disse...

Identifico-me com grande parte daquilo que escreveste. Não sei se é o teu caso, mas acho que esse "choque" é particularmente notório quando entras no mercado de trabalho, em que nos deparamos efectivamente com pessoas sem princípios, sem escrúpulos, e que não olham a meios para atingir determinados fins. Pessoalmente, foi aí que me apercebi que efectivamente é impossível "agradar a gregos e a troianos".

(Que raio, acho que nunca tinha escrito tantas palavras com tom sério num comentário! lol)