domingo, 6 de abril de 2014

Fake it

...until you make it.

Quando era mais miúda, era muito muito timida. Hoje em dia é um bocado à fake it until you make it, e até que funciona.
Mas há uns anos atrás, era de facto muito timida, e naturalmente, desenvolvi um mecânismo de defesa para conseguir lidar melhor com as situações que ficava mesmo atrapalhada.
Lembro-me mais ou menos de uma situação em que alguém falava comigo, e eu estava sem saber como reagir, ou como responder. Foi então que comecei a olhar à minha volta, como que à espera de encontrar algo ou alguém que me salvasse. Num português mais corrente - um buraco onde me enfiar. Foi então que vi um senhor a passear à beira-mar, aparentemente feliz da vida. Zero preocupado.
E numa fracção de segundos,pensei como gostava de ser aquele sr despreocupado em vez de estar a lidar com uma conversa na qual ia metendo os pés pelas mãos. Num aperto sem saber o que dizer ou fazer. Tudo muito intenso.
E aqui encontrei uma solução efemera.
Pensei então - e se eu fosse mesmo o sr despreocupado? Esta pessoa que está a falar comigo, nem sabe quem ou como é que sou.
Num acto de desespero, decidi quase que reportar-me para o corpo do sr despreocupado à beira-mar, e deixei a minha casca inabitada. E foi ocupada por uma versão ermita da minha pessoa, em modo automático.
Eu, no decorrer da conversa, não estava ali. Estava a ver o mar, de mãos nos bolsos, sem uma única preocupação.
Portanto, podia responder o que me apetecesse. Não era eu.
A verdade é que era sempre eu.
O sr despreocupado, foi sempre o sr despreocupado.
E a conversa, foi sempre a mesma.
Mas por momentos, vivi outra realidade por opção.
E tanto que acreditei,
que resultou.

3 comentários:

Anónimo disse...

Fake it until you make it será o meu novo lema de vida, graças a este teu texto.

O engenho da tua mente a "escapar-se", por ela mesma, da loucura deste mundo será essencial.

Bom, obrigado e força!

Pureza Ricciardi Leitão disse...

Um grande obrigada pelo reconhecimento. Espero que te ajude estas pequenas-grandes manobras de diversão da vida. :)

Anónimo disse...

Ex-introvertidos (se é que esta denominação existe) serão sempre as pessoas mais interessantes!
Da próxima experimento este truque a ver se resulta.